Governança Corporativa e Liderança Humanizada: um olhar  importante para organizações que desejam perpetuar

Governança Corporativa e Liderança Humanizada: um olhar  importante para organizações que desejam perpetuar

Por: Ana Flavia Pires Xavier

Ana Xavier – Mentoria e Conselho Consultivo em RH

Nos meus anos de observação enquanto Executiva de RH em empresas nacionais e multinacionais, pude perceber que os temas estratégicos, quando discutidos em comitês ou conselhos, traziam sempre um olhar mais sustentável na busca pelos resultados principalmente quando colocavam as pessoas no centro das decisões.

E como não há resultados sustentáveis sem pessoas engajadas, encontrei um propósito comum entre Governança Corporativa e Liderança Humanizada.

Inspirada pela aula do professor Udo Kurt Gierlich de Fundamentos da Governança Corporativa na Board Academy, escrevi este artigo com o objetivo de sugerir que esses dois pilares se complementam promovendo empresas éticas, humanas e sustentáveis.

Este artigo explora a interseção entre esses dois pilares e mostra como a integração de uma governança sólida com uma liderança humanizada pode transformar a cultura organizacional .

O que é Governança Corporativa?

A Governança Corporativa refere-se ao sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo práticas que asseguram transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Os principais objetivos da governança são:

Proteger os interesses dos stakeholders (acionistas, colaboradores, clientes, sociedade).

Garantir a conformidade com leis, normas e princípios éticos.

Sustentar a longevidade e a reputação da organização.

O que é Liderança Humanizada?

A Liderança Humanizada é uma abordagem que coloca as pessoas no centro da gestão, promovendo empatia, escuta ativa, inclusão, desenvolvimento emocional e psicológico das pessoas. Trata-se de liderar com consciência, respeito e genuíno interesse pelo bem-estar coletivo.

Características da liderança humanizada:

Comunicação aberta e transparente com o objetivo manter a energia do sistema mental naquilo que é importante evitando desgastes desnecessários e perda do propósito.

Tomada de decisão colaborativa estimulando a realização pessoal e a conexão de valores e propósitos.

Entendimento de como a saúde mental e física dos times são importantes para sustentar bons resultados.

Valorização da individualidade como agente de multiplicação de soluções para problemas e desafios do cotidiano.

O Ponto de Convergência: Por Que Esses Conceitos se Completam?

A Governança Corporativa moderna vai além do compliance financeiro. Ela exige empresas com propósito social claro. A liderança humanizada é o elo que garante que esse propósito não fique apenas no discurso, mas seja vivido no dia a dia.

Enquanto a governança define regras para decisões éticas, a liderança humanizada assegura que essas decisões sejam praticadas com empatia e responsabilidade, considerando o impacto real nas pessoas e por consequência, nos negócios.

Além disso, organizações com boa governança e líderes humanizados engajam mais seus colaboradores e constroem ambientes de confiança, o que resulta em maior retenção de talentos e sustentabilidade dos negócios.

Governança Corporativa e Liderança Humanizada não são estratégias isoladas, mas complementares. Juntas, constroem um modelo de gestão que vai além da busca por lucro, promovendo empresas éticas, humanas e sustentáveis.

Liderar com consciência e governar com responsabilidade é o caminho para organizações verdadeiramente preparadas para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *